Espondiloartrite e Artrite Psoriásica

Espondiloartrites e Artrite Psoriásica: As espondiloartrites englobam um grupo de doenças inflamatórias da coluna mais comum em homens jovens que têm dor noturna e rigidez pela manhã. São caracterizadas por dor lombar e inflamação das enteses que são estruturas que ligam os ligamentos e tendões ao osso. Além da coluna, afetam sobretudo os membros inferiores, joelhos, tornozelos, a região do tendão de Aquiles e o calcanhar. Componente genético é importante e manifestações extra-articulares são comuns, podendo ocorrer na pele, olhos, trato genito-urinário e gastrointestinal. Fazem parte deste grupo de doenças, a Espondilite Anquilosante, as Doenças Inflamatórias Intestinais (Doença de Chron e a Retocolite Ulcerativa), as Artrites Reativas e a Artrite Psoriásica. A espondilite anquilosante leva a rigidez da coluna. As doenças inflamatórias intestinais se manifestam por diarreia. Já as artrites reativas ocorrem em geral após uma infecção geniturinária ou gastrointestinal.

A artrite psoriásica afeta igualmente homens e mulheres, sobretudo por volta dos 40-50 anos de idade. Ocorre na presença da psoríase de pele ou história familiar de psoríase. A psoríase aparece como lesões na pele vermelhas e descamativas sendo que em 30% dos casos está associada a manifestações músculo esqueléticas estabelecendo o diagnóstico de artrite psoriásica. Esta pode afetar a coluna, as enteses e as articulações periféricas das mãos e pés. A dactilite, ou inflamação do dedo, é comum. A doença pode ser rapidamente destrutiva, de modo que seu diagnóstico precoce e tratamento adequados são fundamentais para manter remissão dos sintomas, a capacidade funcional e qualidade de vida do paciente.