Artrite Reumatóide e Inflamatórias

ARTRITES EM GERAL

A artrite é uma manifestação importante das doenças reumáticas em geral. É definida como inflamação da articulação e se caracteriza pela presença de dor, calor, vermelhidão e inchaço nas juntas, muitas vezes associados à limitação dos movimentos das articulações afetadas. Pode ter várias causas, desde inflamações reativas a infecções, artrites desencadeadas por infecções propriamente ditas, as causadas por deposição de cristais de ácido úrico, além das de causa desconhecida e associadas a doenças na qual existem alterações do sistema imunológico, como o lúpus. As artrites podem ainda estar associadas ou ser uma manifestação de outras doenças sistêmicas e metabólicas como as doenças da tireoide, diabetes, doenças hematológicas e até mesmo doenças neoplásicas e tumores.

Artrite reumatoide:

Atinge cerca de 1% da população adulta, sendo a artrite inflamatória crônica mais comum e usualmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés, mas também qualquer outra articulação do corpo. A doença acomete mais mulheres, com maior prevalência acima dos 50 anos de idade. O sintoma mais comum é a rigidez nas articulações, seguido de inchaço, cansaço e diminuição do apetite. Seu diagnóstico é feito por meio de uma história clínica e exame físico detalhados, aliados a exames laboratoriais e radiográficos que ajudam a confirmar o diagnóstico, além de fornecer dados prognósticos úteis. Se não for diagnosticada nem tratada rapidamente, pode ser causa importante de incapacitação no trabalho, qualidade de vida diminuída, necessidade de cirurgia de substituição da articulação e mortalidade.