Porque a reumatologia pode ser a solução para suas dores nas costas

  • Publicado em

A área da reumatologia é uma das mais indicadas para a solução de dores nas costas, que é um problema presente na vida de milhões de brasileiros. Diversas doenças diferentes podem causar esse tipo de dor e essa especialidade da medicina é a responsável por avaliar o paciente e identificar a causa – que pode ser desde algo  leve, como uma simples torção até problemas sérios, como uma grave fratura, osteoporose, pedra nos rins etc.

A Dra. Claudia Goldenstein, especialista em reumatologia e tratamento de doenças que afetam o tecido conjuntivo e o sistema muscular esquelético, incluindo as articulações, ossos, tendões e ligamentos, nos dá 5 dicas sobre como lidar com esse desconforto.

  1. Descubra a causa das suas dores

“Antes de buscar tratamento para o incômodo nas costas é preciso descobrir o que está causando ele. Os motivos são variados e depende muito de diversos fatores, como má postura, genética, peso, alongamento, sedentarismo e até mesmo as mudanças climáticas. A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune, o que fará com que seu reumatologista te encaminhe para áreas médicas específicas.”

  1. Saiba prevenir e cuidar deste incômodo

“Por mais que esse mal esteja presente na vida da maior parte da população, há muitas maneiras de se prevenir: mantendo uma boa postura, fazendo alongamentos, evitando carregar peso, usando cintas médicas, palmilhas, musculação, exercícios em geral e tratamentos médicos e, entre eles, sessões de reumatologia, que vão ajudar a enxergar a principal causa do problema, e assim, o encaminhamento para o tratamento adequado, como ortopedia ou fisioterapia.”

 

  1. Boa postura e alongamento

“Independente da atividade é essencial manter uma boa postura ao realizar as tarefas do dia a dia, seja no trabalho, faculdade, esperando o ônibus e até dormindo. O alongamento também é muito importante em todos os momentos e não apenas ao praticar exercícios.”

  1. Fique atento às mudanças climáticas

“Além das causas físicas, as mudanças climáticas também afetam diretamente o corpo e a saúde. No frio, por exemplo, a chance do músculo se contrair de maneira incorreta cresce, pois o organismo precisa de mais força para se manter aquecido. Por conta disso, é necessário ficar atento às temperaturas e observar como o organismo reage a cada uma delas.”

  1. Procure um especialista

“Apesar de parecer algo simples e comum, as dores nas costas podem se transformar em algo mais sério e causar grandes danos e lesões, se não forem tratadas corretamente. Sendo assim, quando notar o aparecimento das dores, procure um médico para receber o diagnóstico correto. Se for preciso, o especialista irá te receitar medicações, tratamentos e até cirurgias, dependendo da situação.”

 

Publicações Relacionadas